Missão é a pregação religiosa em locais onde sua religião ainda não foi difundida, realiza trabalho de promoção social ou em local que necessite de reavivamento de sua crença ou religião. O missionário é quem realiza o trabalho e é uma figura comum dentro de diversas crenças. São pessoas ligadas e dispostas a dar continuidade e divulgar o projeto a pedido de Cristo Jesus. 

Na verdade dentro da concepção cristã, missionário é a figura do fundador de novas igrejas. Todos nós somos chamados a divulgar a boa nova.  “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.” (Lc 9,62) 

Citação Bíblica talvez bem conhecida, mas pouco levada em conta. Seguir Jesus exige radicalidade traduzida em disposição para dizer sempre sim a sua vontade, que quase sempre nos surpreende e muitas vezes é contrária a nossa.

Pôr a mão no arado, sem olhar para trás, é questão de coerência, perseverança e fidelidade. Vimos muitos que gostariam de seguir o Mestre, mas envolvidos pela tentação de “olhar para trás”, têm a atitude de um daqueles primeiros servos chamados pelo próprio Jesus para segui-lo, Jesus disse: “Segue-me”. Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai” …um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me de minha casa.” Jesus porém respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.” (Lc 9,59 ss)

VISITA À DIOCESE DE DIVINÓPOLIS - PARÁ DE MINAS - MG -Recebidos pelo Bispo Dom José Carlos Campos.

COMO SURGIU:  A missão T.H -  Foi criada no dia 28 de Agosto de 2008 na Paróquia São Gabriel Arcanjo, Jd. Paulista São Paulo-SP; com o intuito de levar ao conhecimento das demais igrejas a importância e a alegria da prática desta santa devoção. O membro do terço dos Homens Renatinho Oliveira estava sendo constantemente procurado na igreja para passar informações de como conduzir o terço e formar grupos em suas igrejas, bem como o formato e o material a ser usado e tantos outros detalhes.  Percebendo que estavam vindos homens de varias outras igrejas da região e de outros lugares também participarem do nosso "SANTO TERÇO" e acabavam gostando e ficando com grupo. Foi daí que surgiu a ideia juntamente com o pároco Cônego Raphael Emidyo Peretta que ao invés de esperar eles virem até nós, porque nós não iriamos até eles??? Para fazer visitação e convida-los formar novos grupos e ficariamos um período com eles e depois partiriamos em busca de novas igrejas para a criação de novos grupos.  Gostamos tanto da ideia que não paramos de incentivar e levar este proposito mais adiante.

Que desde então não paramos mais de sair em missão, e pedimos aos grupos recém-formados somente uma coisa? - Preparem sempre alguns membros do seu grupo para serem discipulos missionários do terço dos homens da sua igreja para nos ajudar nesta linda propagação.

A MESSE É MUITO GRANDE E POUCOS SÃO OS OPERÁRIOS.

 Paróquia de São Gabriel Arcanjo 

Av. São Gabriel, 108 - Jardim Paulista
01435-000  São Paulo - SP
Telefone/Fax: (11) 3887-7762

Pároco: Cônego Sergio Conrado
Responsáveis pelo Terço dos Homens - SP
Renato de Oliveira - 9 6844-9215 -  Urías 9 9602 - 0667
missionariosterconasmaos@gmail.com

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

SOMOS POUCOS OPERÁRIOS E A MESSE É MUITO GRANDE...

O FORMATO MISSIONÁRIO MARIANO 

O NOSSO MOVIMENTO EM DIVERSAS LOCALIDADES E REGIÕES DISPÕE DE ALGUNS SIMBOLOS QUE REPRESENTAM O GRUPO EM SUA CAMINHADA. ALGUNS GRUPOS ADOTAM SIMBOLOS REGIONAIS E RELIGIOSOS QUE AO LONGO DA CAMINHADA VÃO TORNANDO-SE PARTE ENVOLVENTE DESTA JORNADA.

E O GRUPO VAI CADA VEZ MAIS SE FORTALECENDO NA MEDIDA EM QUE A SUA ADESÃO E O SEU COMPROMISSO VÃO CAMINHANDO AO ENCONTRO DO PAI, PARA ASSIM FORMAREM UMA VERDADEIRA ALIANÇA DE COMPROMISSO CRISTÃO.

PARA ISSO O NOSSO GRUPO CONTA HOJE COM SETE (07) SIMBOLOS QUE ESTÃO SEMPRE PRESENTES EM NOSSOS ENCONTROS NOS DIAS ASSIM DETERMINADOS:

- IMAGEM DE NOSSA SENHORA - A VELA - O LIVRO DE CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA - O TERÇO - A CAIXA COM PEDIDOS E INTENÇÕES DE ORAÇÕES - A CRUZ DO MOVIMENTO - A BIBLIA

IMAGEM DE NOSSA SENHORA - REPRESENTADA PELA IGREJA COMO MÃE E MODELO DE ACEITAÇÃO, VERDADE E FÉ. CADA GRUPO ADOTA PARA SI A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE VOSSA DEVOÇÃO.

A VELA – A VELA TEM UM SIGNIFICADO PROFUNDO E SINGELO AO MESMO TEMPO. COMO SÓ ILUMINA QUANDO SE CONSOME, LEMBRA NOSSO ANIQUILAMENTO PARA SER LUZ DO MUNDO: SÓ PODEREMOS FAZER BRILHAR O EVANGELHO EM NOSSAS VIDAS SE NOS GASTARMOS POR CRISTO. POR ISSO, ELA É USADA EM MUITOS ATOS LITÚRGICOS E EXTRA LITÚRGICOS.

O LIVRO DE CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇAASSIM COMO NO NOSSO DIA A DIA NOS COMPROMETEMOS COM NOSSOS TRABALHOS E DEVEMOS MARCAR PONTO E PRESENÇA; NÃO PODE SER DIFERENTE NOS COMPROMETERMOS COM AS COISAS DO CÉU E PARA ISSO CONFIRMARMOS NOSSA PRESENÇA DIANTE DE DEUS ASSINANDO ASSIM COM PROPRIO PUNHO E CARATER OBJETIVO DA CERTEZA DE NOSSA ADESÃO E EXPONTANEADADE. E DIZER “EU ESTOU AQUI”

O TERÇO - O SANTO ROSÁRIO É UMA PRÁTICA RELIGIOSA DE DEVOÇÃO MARIANA MUITO DIFUNDIDA ENTRE OS CATÓLICOS ROMANOS, QUE O REZAM TANTO PÚBLICA QUANTO INDIVIDUALMENTE. CONSISTE NA RECITAÇÃO SERIADA DE ORAÇÕES COM O AUXÍLIO DE UMA CORRENTE COM CONTAS OU NÓS, QUE RECEBE O MESMO NOME. O ROSÁRIO TAMBÉM COMPREENDE A CONTEMPLAÇÃO DE DETERMINADAS PASSAGENS DA VIDA DE JESUS E DE SUA MÃE MARIA QUE, SEGUNDO A DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA, SÃO DE ESPECIAL RELEVÂNCIA PARA A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO E QUE RECEBEM O NOME DE "MISTÉRIOS".

A CAIXA DE INTENÇÕES – ESTA CAIXA REPRESENTA PARA NÓS O NOSSO COMPROMISSO PARA REZARMOS POR TODAS AS INTENÇÕES DA IGREJA AQUI CONTIDAS E APRESENTA-LAS A DEUS COM FORTE CLAMOR NA CERTEZA QUE ESTAMOS SENDO ATENDIDOS E NOS COMPROMETENDO COM A CAUSA DO NOSSO IRMÃO.

A CRUZ - APRESENTAMOS A SUGESTÃO DE UMA "CRUZ PADRÃO" PARA O NOSSO MOVIMENTO, UMA VEZ QUE É COMUM NOS MOVIMENTOS, CRIAREM UM SIMBOLO PARA IDENTIFICAÇÃO DO MESMO. COMO EXEMPLO, CITAMOS O SHALON, A FACE DE CRISTO E A PRÓPRIA IGREJA ENTRE OUTROS. VEJAM BEM O DETALHE DA CRUZ, POIS A MESMA CONTÉM AS DUAS LETRAS DO MOVIMENTO, OU SEJA, O 'T' E O 'H' EM FORMATO ESTILIZADO. AS CARACTERÍSTICAS SÃO: EM ACRÍLICO NA CÔR FUMÊ COM 5 CM. DE COMPRIMENTO, 4CM. DE LARGURA E 3 MM. DE PROFUNDIDADE. O USO DE UMA IDENTIFICAÇÃO NOS AJUDARÁ A RECONHECERMOS OS NOSSOS COMPANHEIROS ONDE OS ENCONTRARMOS.   

A BIBLIA - SE NÓS ELIMINARMOS A BÍBLIA, NÓS ELIMINAREMOS TODA A MENSAGEM DO CRISTIANISMO. A BÍBLIA É A NOSSA AUTORIDADE A RESPEITO DOS FATOS E TÓPICOS DA VIDA CRISTÃ. A BÍBLIA COMUNICA A VOZ DE DEUS A NÓS, POR ISSO, ELA É O NOSSO PADRÃO PARA A VIDA. ELA TRANSFORMA AS NOSSAS VIDAS, TORNA PESSOAS FRACAS EM FORTES, DÉBEIS NA FÉ EM DECIDIDOS. ELA NOS TORNA PERFEITOS (CAPAZ, EFICIENTE, COMPLETO) E NOS CAPACITA COM HABILIDADES PARA REALIZARMOS A NOSSA MISSÃO NESTE MUNDO. E NA VERDADE ELA NÃO DEVE SER CONSIDERADA UM SIMBOLO E SIM O NOSSO VERDADEIRO SINAL.

SE ALGUÉM NÃO QUER SER TRANSFORMADO, NÃO DEVE LER A BÍBLIA.

TERÇO NAS MÃOS... FÉ NO CORAÇÃO!!!

ACOMPANHE O NOSSO PROGRAMA SEMANAL PARTICIPE CONOSCO DESTE CANAL DE EVANGELIZAÇÃO:

QUINTA-FEIRA DAS 

22:00 ÀS 23:33  

www.daimealmas.com.br/

O QUE É SER MISSIONÁRIO?

Ser missionário não é privilégio de determinadas pessoas, mas a essência de ser cristã: “Anunciar o evangelho é necessidade que se me impõe”. (I Coríntios 9:16). É um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária”.

Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado – o preferido de Jesus.
O evangelismo “com renovado ardor missionário” exige que a pregação do evangelho responda aos “novos anseios do povo”.

Exige de mim, de você, de todos nós, uma abertura constante, pessoal e comunitária para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21). Sem entusiasmo e esta convicção, arriscaremos perder a alegria do anúncio da boa-nova libertadora.

Como consequência deste assumir o compromisso missionário, nasce novo estilo de missões: Não levar, mas descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas partilhar e buscar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser igreja.

E aí vai o desafio: Como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na comunidade em que vivo? Assumo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo a boa-nova da paz, da justiça, do amor, do perdão, da fraternidade, da acolhida?

...Ser missionário é fazer uma decisão radical de entrega total ao reino de Deus em prol da promoção humana.

Condições

Na igreja Cristã, para que se possa ir a um local em missão, é necessário o preenchimento de algumas condições, de acordo com a situação em causa:

*Ter o chamado de Deus para este ministério;

*Espírito de servo;

*Ter fé, coragem e estar disposto até a morrer para salvar outras pessoas.

*Conhecimento, no mínimo, o básico da Bíblia e ou, muito amor ao próximo.

*Boa saúde

*Preparação para a vida no local, relativamente à realidade cultura da sociedade.

*Uma base forte de antropologia;

*Conhecimento da língua ou a disponibilidade para aprendê-la;

*Conhecimento dos objetivos e características do trabalho;

*Preparação para a reintegração na sociedade de origem após um afastamento prolongado

*Além de tudo isso, fazer um treinamento transcultural caso seja chamado para trabalhar em outra cultura muito diferente da sua;

*Conhecer a cultura, religião, hábitos e regras sociais do país destino, para não cometer erros ou ofender alguém;

*Estar disposto em dedicar muito tempo para aprender o idioma local do país destino.

Todos são Convidados a rezar o Rosário: 

E a ensinar os outros a rezá-lo. Através do “Rosário abramos os nossos corações não de qualquer jeito as contínuas Ave-Marias, mas SIM rezar com a intenção de abrir o nosso coração, para nos encontrarmos com Deus”. É mistério saber o que estamos rezando e para quê rezamos. 

Assim poderemos transformar esta oração de repetição de Ave-Marias em uma oração do coração. Devemos rezar o terço com confiança, sabendo que Maria me escuta e quer fazer algo por mim.

O NOSSO SACERDOTE E REFERENCIA ESPIRITUAL DAS MISSÕESJosé Afonso Lobato nasceu em Redenção da Serramunicípio do Interior do Estado de São Paulo em 1960. É o décimo terceiro filho de José Benedito Lobato e de Maria Cidaliria Lobato. 

Tendo vasto conhecimento e dedicação à MARIA; foi então indicado e convidado à compor o grupo das missões do TERÇO DOS HOMENS, aonde tem nos ajudado muito, nos orientando e participando das nossas missões, com palavras, atitudes e ações motivadoras  e o seu entusiasmo e alegre jeito de ser.

Confira abaixo maiores detalhes de sua vida.

_Afonso_Lobato

Somos muito gratos por tamanho amor e dedicação.

 

 Pe. RAIMUNDO NONATO  

 Entregando o Certificado Mariano COORDENANDO A FORMAÇÃO MISSIONÁRIA. 

Para nós MISSIONÁRIOS T.H; É "SEMPRE MOTIVO DE MUITO PRAZER E ALEGRIA" a divulgação e incentivo desta prática tão abençoada dos mistérios desta SANTA DEVOÇÂO; poder passar aos grupos um pouco do nosso conhecimento e a importância do formato de orações. 

A recitação destes mistérios nos fortalecem cada vez mais e nos fazem entender e acreditar no que diz: 

(Lucas 17,10); “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: 

Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer". 

E; cientes desta grande verdade é que trazemos em nosso lema as palavras do evangelista São Lucas 9:62. Que nos diz: NINGUÉM QUE LANÇA MÃO DO ARADO E OLHA PARA TRÁS ESTÁ APTO PARA O REINO DE DEUS. 

Portanto estejais sempre com a mão no arado. 

(Missionários T.H-SP).

A MOCHILA DE UM MISSIONÁRIO DEVE ESTAR CHEIA DE EVANGELIZAÇÃO.

O nosso fardo é leve.

 

Rezar o terço, lutando contra as distrações: 

O maior problema não é ter as distrações, mas nos acomodarmos a elas durante a oração do Terço, ou seja, não nos importar com elas, pois aos poucos elas destruirão a nossa oração. 

Tal comodismo diante das distrações poderia mandar as nossas orações ao cemitério, sem dizer que seriamos totalmente superficiais e mal educadas com Nossa Senhora, que deseja nos escutar e a todo o momento está nos escutando, e nós por sua vez, estamos viajando, distantes de sua presença

Quantas pessoas rezam o Santo Terço com a mente no que vai fazer amanhã, no que vai comer a noite, e etc..., rezam de modo superficial, não se concentram na oração, rezam por rezar, e esta oração distraída e superficial não agrada a Deus e nem a Nossa Senhora, que quer que rezemos com o coração, com todo o nosso ser. Então se esforçar em rezar bem, concentrando-se na oração.

Contato

TERÇO NAS MÃOS... FÉ NO CORAÇÃO!!! missionariosterconasmaos@gmail.com